poço do gavião

distância de ida: 6 km
duração: 1 dia de passeio

dificuldade: moderada
1 km
O Poço do Gavião é uma piscina natural com mais de 100 metros de extensão, rodeada por paredões de pedra. A trilha começa no estacionamento do Rio Preto, sua entrada fica um pouco escondida, o que já indica a necessidade de um guia. Caminha-se em uma mata fechada por 20 minutos, até que a trilha se abre, sendo esse o antigo caminho que levava os bois para pastarem nos campos gerais nos altos de serra. Daí uma forte subida, porém curta, nos leva ao mirante da pedra do Gavião, nela podemos contemplar toda a Vila do Capão e o Morrão ao fundo. A trilha segue por campos rupestres e lajedos, sendo de difícil leitura do caminho, é fundamental estar acompanhado de um guia.
Pela sua extensão e pela dificuldade em visualizar o caminho, além das subidas e descidas, esta é uma trilha considerada de dificuldade média. Com 7km de extensão até o poço do Gavião (total de 14km ida e volta) ela costuma ser feita em 3h (6h ida e volta) e por ser uma trilha longa, deve-se começar cedo a caminhada.





o que levar:
- Mochila de trilha de pequeno porte (10 a 30 litros de volume)
- Bota de trilha ou tênis com solado aderente
- Casaco leve ou jaqueta corta vento
- Chapéu
- Garrafa de água ou cantil de 1,5 L
- Saco plástico para retornar com o seu lixo
- Remédios de uso pessoal
- Protetor Solar Biodegradável
- Lanche para a trilha
- Toalha e roupa de banho
- Capa de chuva ou Poncho impermeável
valores:
R$ 250 Reais - valor da diária do guia para grupos de até 4 pessoas
O guia é um fator determinante na experiência do usuário, sua condução potencializa a experiência e visa garantir a integridade dos caminhantes e da unidade de conservação.
Nossos guias obedecem critérios de mínimo impacto durante a condução e também estão aptos a fornecer informações sobre a história local, aspectos geológicos, fauna e flora.
Todos são formados no CMC (competências mínimas para condução em montanhas) e aptos a realizar os primeiros socorros em caso de acidentes.
dicas:
Comece a trilha cedo, o ideal é começar antes das 9h da manhã. A exposição ao sol (mesmo com o céu encoberto por nuvens) é forte, por isso use boné ou chapéu durante toda a trilha e beba bastante água.
Informação Importante:
- Os roteiros podem sofrer alteração devido as condições físicas dos caminhantes ou por alterações climáticas no local.