top of page

"Voce tem que se perder, antes de se encontrar."
Jeff Rasley

Você sabia que o Vale do Capão oferece uma trilha direta ao Vale do Pati?
Antigamente o vale servia de área de cultivo de alimentos para apoiar as expedições de garimpos. Por isso mesmo o Vale do Capão é uma das portas de entradas aos Geraes do Vieira e Geraes do Rio Preto que levam até o Vale do Pati. Você não precisará de um translado de horas dentro de um carro para iniciar sua caminhada. Daqui do Vale existe uma opção exclusiva de roteiro até o destino mais buscado da chapada diamantina,
E que a Cachoeira da Fumaça fica no Vale do Capão?
Contrário ao que muita gente pensa, a Cachoeira da Fumaça pertence ao município de Palmeiras e está localizada dentro do Vale do Capão. Pra quem faz do Vale do Capão seu destino turístico, o acesso à Cachoeira da Fumaça pode ser feito completamente a pé. sem a necessidade de deslocamento por veículo. A entrada se localiza no Bairro Campos, a poucos minutos do centro da vila.
A vila do Capão é o ponto de partida para muitas das atividades e trilhas da região. Algumas cachoeiras e rios podem ser alcancados a poucos minutos do centro e fazem uma escolha ideal para um passeio de metade do dia. Outras estao a kilometros de distancia e necessitam de maiores preparos para nao te pegar desprevenido. O entorno da vila também oferece um agradável passeio curto para aclimatacao e tambem dotado de pontos com lindas vistas para o vale.
Por fazer parte do cinturao de clima tropical o vale do capão é uma zona ensolarada e de altas temperaturas e é residencia de inúmeras espécies de flora e fauna, entre elas muitas endêmicas da região. Nas zonas mais baixas, no interior do vale, a vegetação é mais densa e húmida, compondo uma mata de transição entre o cerrado e a mata atlântica.
Nos pontos mais elevados a vegetação predominante compõe o cenário típico do cerrado brasileiro, com àrvores de porte mais pequeno e arbustos resilientes. Nestas partes o cuidado com o sol deve ser redobrado devido a maior ausencia de sombras. É importante sempre ter água e protetor solar a mão e proteção para cabeça e ombros. Evite realizar passeios mais distantes sem antes informar-se através de mapas, da internet e com os moradores locais.
Mesmo que alguns passeios parecam de fácil acesso á primeira vista, não subestime a geografia natural da chapada diamantina. Ela pode oferecer um grau maior de dificuldade para aqueles com nenhuma ou pouca experiência em trilhas. Alguns passeios podem ser feitos com a ajuda de um mapa, mas caso voce esteja inseguro, sempre procure um guia oficial. Voce encontrará varias opções na vila ou pela internet.
quando chegar
O que fazer quando chegar:
. Explore o entorno da vila. Passando pelo portal ao fim da rua principal, as estreitas ruas de terra se entrelacam e apresentam uma boa vista do vale.
. saindo em direcao às rodas, mantenha-se na mesma rua até alcancar o campinho de futebol, em frente ao cemitério. Um lugar perfeito para uma vista panoramica do vale! Caso voce queira avancar um pouco mais, retorne e tome a primeira rua da direita em direcao às rodas. Ali voce poderá seguir desfrutando da vista do vale e se aproximar um pouco mais da natureza aos limites da vila.
. Conheca a Poço do Rio Preto, a Cachoeira das Rodas. Ambos atrativos são facilmente alcançáveis a partir do centro da vila. Informe-se sobre como chegar à Cachoeira do Riachinho, famoso pelo banho de fácil acesso e pelo pôr do sol..
. Contate um guia local e informe-se sobre os demais roteiros, como a cachoeira da fumaça, a travessia dos gerais, o cachoeirao e o vale do pati.
Dicas de passeios:

Cachoeira da Purificação

Cachoeira do Rio Preto

Cachoeira d0 Riachinho
bottom of page